CÂMARA MUNICIPAL DE SARANDI - PR

CÂMARA MUNICIPAL DE SARANDI - PR
Avenida Maringá, 660 - Sarandi - Pr - Cel: (44) 9716 - 5777 - E-mail: vereadornelsonlima@gmail.com

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, César Vinícius Kogut, pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira.

7 de maio de 2015

Coronel César Vinícius Kogut
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, César Vinícius Kogut, pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira. Ele alegou dificuldades administrativas com a secretaria de Segurança do estado. O posto será ocupado interinamente pelo coronel Carlos Alberto Bührer. Kogut estava no comando da corporação durante o protesto de professores na quarta-feira da semana passada, que deixou 213 feridos. Ele estava no cargo desde outubro de 2013.
Em coletiva de imprensa na segunda-feira, o secretário de Segurança Pública do estado, Fernando Francischini, atribuiu a ação violência desencadeada na manifestação à Polícia Militar. Na terça-feira, Kogut enviou carta ao governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), como resposta às declarações de Francischini. O ex-comandante da PM afirmava no texto que o secretário foi alertado inúmeras vezes sobre os desdobramentos da ação policial e acompanhou a elaboração do Plano de Operações da corporação no dia do confronto entre professores e policiais.
Apesar da pressão feita pelo PSDB local, foi acertado em reunião que Francischini permanece no cargo de secretário de Segurança. No entanto, mais cedo nesta quinta, a esposa do secretário de Segurança, Flávia Francischini, publicou uma mensagem em uma rede social como desabafo pelos problemas que o marido enfrenta. No comentário, ela fez críticas indiretas ao grupo político de Richa, repreendido pela população pela ação violenta da PM no protesto. A publicação ampliou a crise entre o governador do estado e o secretário de Segurança.
Na quarta-feira, o governador nomeou a professora Ana Seres Trento Comim como nova secretária de Educação, em substituição a Fernando Xavier Ferreira, que deixou o cargo após negociação turbulenta com os professores do estado que estão em greve há dez dias.
Comentário: só conhecendo uma pessoa é que podemos saber sobre sua personalidade, sem querer entrar no mérito da vergonha ocorrida no Centro Cívico de Curitiba, e falando de ser homem o suficiente para assumir a responsabilidade dos seus atos, pelo que conheço do Coronel Kogut também acho que a responsabilidade não é somente dele, e como sabemos o comandante não decide sozinho nestas situações. Mas como se diz "tem que achar um bode expiatório" ou "alguém tem que pagar o pato".



 

VEREADOR NELSON LIMA

VEREADOR NELSON LIMA

PUBLICIDADE

CONTADOR GERAL