CÂMARA MUNICIPAL DE SARANDI - PR

CÂMARA MUNICIPAL DE SARANDI - PR
Avenida Maringá, 660 - Sarandi - Pr - Cel: (44) 9716 - 5777 - E-mail: vereadornelsonlima@gmail.com

Copiloto pode ter derrubado avião da Germanwings de propósito.

26 de março de 2015

Com base nas gravações de voz, investigadores concluíram que o copiloto jogou o Airbus no chão intencionalmente.

O anúncio de que o copiloto da Germanwings pode ter derrubado de propósito o Airbus provocou surpresa e indignação no mundo todo, nesta quinta-feira (26). Os enviados especiais à região da tragédia, Mariana Becker e Sérgio Gilz, trazem os detalhes da investigação que levou a essa suspeita.
As revelações apresentadas pelo promotor de Marselha, Brice Robin, mostram o conteúdo da caixa-preta encontrada na terça-feira (24). Com base nas gravações de voz entre comandante e copiloto, os investigadores concluíram que o copiloto jogou o Airbus no chão intencionalmente, matando 150 pessoas. "O copiloto fez manobras para destruir o avião de propósito enquanto estava sozinho. O copiloto pressionou o botão para colocar o avião em descida. A ação de selecionar a altitude só pode ocorrer de forma deliberada", disse o promotor.
O avião saiu de Barcelona na terça-feira às 6h pelo horário de Brasília. Deveria chegar a Düsseldorf, na Alemanha, cerca de duas horas depois. Mas o avião mudou de rota e sumiu dos radares nos alpes franceses. Segundo as informações divulgadas nesta quinta-feira (26), o Airbus despencou a uma velocidade de 700 quilômetros por hora.
Os investigadores afirmaram que, nos primeiros 20 minutos de gravação, a conversa entre os dois pilotos foi normal. O comandante identificado como Patrick repassou os procedimentos para o voo. Ele pediu então que o copiloto Andreas Lubitz assumisse o comando, e saiu da cabine para ir ao banheiro.
Na sequência, ouve-se a porta fechar. O copiloto então iniciou a descida. Os controladores de voo, perceberam a mudança e chamaram o avião, sem resposta. Pelo interfone, o comandante pediu que o copiloto abrisse a porta. Não houve resposta. O comandante começou a bater com força, desesperadamente. Nos últimos segundos podem-se ouvir os gritos dos passageiros, que a esta altura já tinham percebido o que estava acontecendo.
O tempo todo, segundo o promotor, é possível ouvir a respiração do copiloto, que é normal, indicando que ele estaria bem e consciente. A gravação captou a respiração dele até o momento do impacto. Todo esse processo durou cerca de dez minutos.



 

VEREADOR NELSON LIMA

VEREADOR NELSON LIMA

PUBLICIDADE

CONTADOR GERAL