"Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal. Esta é a primeira medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais", postou a presidente na rede social. "É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem".
Última denúncia - O Canadá, por meio da Agência de Segurança e Comunicação (CSEC, na sigla em inglês), teria espionado o Ministério das Minas e Energia . Os documentos foram repassados ao jornalista norte-americano Glenn Greenwald por Edward Snowden , ex-funcionário de uma prestadora de serviço da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos que revelou as ações de inteligência e hoje está asilado na Rússia.
O monitoramento tinha como alvo telefones, e-mails e internet do ministério, que foram mapeados em detalhes. Os documentos não mostram se houve acesso aos conteúdos nem especifica o período em que as interceptações teriam sido feitas, mas trazem os contatos feitos pela pasta para órgãos dentre e fora do Brasil.
Denúncias de espionagem contra o Brasil: - Brasil pede esclarecimentos aos EUA após denúncia de espionagem - Presidente Dilma foi alvo de espionagem dos EUA, diz TV - Documentos revelam que Petrobras foi alvo de espionagem dos EUA. A denúncia se soma a outros dois casos em que documentos de Snowden apontaram espionagem do governo americano em território brasileiro: o da estatal Petrobras e o da própria presidente Dilma Rousseff.