Portaria foi publicada ontem pelo
Ministério das Cidades, confirmando futura
liberação de verba. Estado espera por até R$ 10,7 milhões, que serão aplicados
em elaboração de projeto executivo. A implantação do Trem Pé-Vermelho, que
ligará as regiões metropolitanas de
Maringá e Londrina, teve avanço importante esta semana. O Ministério das
Cidades incluiu a proposta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) -
Mobilidade. Na prática, significa que a União vai repassar recursos ao Estado
para o projeto executivo. O valor destinado não consta da portaria, publicada
ontem no Diário Oficial da União. O Paraná pede R$
10,7 milhões a fundo perdido, e a expectativa é que seja liberada a quantia
integral. O trem fará a ligação entre Ibiporã e Paiçandu, em trecho de 152,7 km
e atendendo 13 municípios. A proposta é sonho antigo da região, que há 30 anos
luta pelo transporte de passageiros sob trilhos. No passado, o projeto não saiu
do papel por divergências políticas. Agora, o "sinal verde" do
governo dá fôlego à empreitada. "É um momento novo, que estimula a
sociedade e as instituições envolvidas", diz Alexandre Farina,
diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa - organização criada
para atrair investidores para a região. O estudo de viabilidade comprovou que o
Trem Pé-Vermelho é economicamente viável e aceito pela comunidade. Segundo o
documento, 80% dos passageiros do transporte rodoviário usariam a nova opção. O
estudo apontou também que há demanda de 13,1 milhões de passageiros por ano. A
Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística aguarda resposta do
Ministério das Cidades para formalizar o convênio e abrir licitação. Os R$ 10,7
milhões serão usados na contratação de empresa para elaborar o projeto
executivo, que vai mostrar quais obras de engenharia serão necessárias para a
instalação da linha e o melhor traçado para não interferir na atual ligação da
América Latina Logística (ALL). "Com o projeto, o governo federal poderá
definir pela construção da ferrovia, melhorando a mobilidade na região",
informou a secretaria. Desde 2012 o Paraná tenta incluir o trem regional no
PAC. Naquele ano, o projeto não foi contemplado. Em 2013, houve nova tentativa
e, agora, a aprovação. ·
Carla Guedes (DNP).