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PAC garante recursos para trem pé vermelho para região metropolitana de Maringá e Londrina

24 de junho de 2014

Portaria foi publicada ontem pelo Ministério das Cidades, confirmando futura liberação de verba. Estado espera por até R$ 10,7 milhões, que serão aplicados em elaboração de projeto executivo. A implantação do Trem Pé-Vermelho, que ligará as regiões metropolitanas de Maringá e Londrina, teve avanço importante esta semana. O Ministério das Cidades incluiu a proposta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Mobilidade. Na prática, significa que a União vai repassar recursos ao Estado para o projeto executivo. O valor destinado não consta da portaria, publicada ontem no Diário Oficial da União. O Paraná pede R$ 10,7 milhões a fundo perdido, e a expectativa é que seja liberada a quantia integral. O trem fará a ligação entre Ibiporã e Paiçandu, em trecho de 152,7 km e atendendo 13 municípios. A proposta é sonho antigo da região, que há 30 anos luta pelo transporte de passageiros sob trilhos. No passado, o projeto não saiu do papel por divergências políticas. Agora, o "sinal verde" do governo dá fôlego à empreitada. "É um momento novo, que estimula a sociedade e as instituições envolvidas", diz Alexandre Farina, diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa - organização criada para atrair investidores para a região. O estudo de viabilidade comprovou que o Trem Pé-Vermelho é economicamente viável e aceito pela comunidade. Segundo o documento, 80% dos passageiros do transporte rodoviário usariam a nova opção. O estudo apontou também que há demanda de 13,1 milhões de passageiros por ano. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística aguarda resposta do Ministério das Cidades para formalizar o convênio e abrir licitação. Os R$ 10,7 milhões serão usados na contratação de empresa para elaborar o projeto executivo, que vai mostrar quais obras de engenharia serão necessárias para a instalação da linha e o melhor traçado para não interferir na atual ligação da América Latina Logística (ALL). "Com o projeto, o governo federal poderá definir pela construção da ferrovia, melhorando a mobilidade na região", informou a secretaria. Desde 2012 o Paraná tenta incluir o trem regional no PAC. Naquele ano, o projeto não foi contemplado. Em 2013, houve nova tentativa e, agora, a aprovação. ·         Carla Guedes (DNP).



 

VEREADOR NELSON LIMA

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